Blusa estilo Kimono (ou Quimono) em tricô à máquina, que veste muito bem para diversas ocasiões.
A cintura alta pode ser marcada apenas por uma faixa, echarpe ou cinto, mas também pode ser ajustada fazendo algumas carreiras de gaita no mesmo local da faixa, como consta no esquema gráfico mais abaixo.
Tamanho M ou G, dependendo da regulagem individual de cada máquina. Para esse esquema foi feito uma amostra com seguintes medidas:
Regulagem da máquina: 7Amostra já passada à vapor sem esticar: 10 x 10 cm = 25 pontos x 39 carreiras
Material:
- Aproximadamente 360gr de linha industrial 2/28 em três tons de verde diferentes (120 gr de cada), ou dois cones de linha Brisa de 250 gr na mesma cor.- Máquina de tricô doméstica
- Ferro à vapor
- Agulha de ponta grossa para fechar à mão, ou máquina de costura.
Esquema Gráfico:
A leitura e execução do esquema (início) é feita a partir da parte de baixo (inferior) do desenho e segue subindo até o final. Na parte 4 consta 160 pontos, mas o correto é 170.
Como Fazer:
1 – Coloque 170 pontos na máquina, deixando sempre uma agulha vazia e fora de trabalho a cada 9 pontos (foto 1). Pode fazer com mais pontos ou menos se desejar, deixando as linhas verticais mais finas ou mais largas.2A – Se for fazer a blusa toda reta para acinturar com uma faixa, teça 150 crr e tire em lã de cor.
ou
2B – Se for fazer com a gaita na cintura alta, teça 120crr, passe para o pente os pontos para fazer gaita 2 x 2, deixando ficar sempre os últimos pontos de cada lado na máquina e não no pente.- Teça 30 crr de gaita, diminuindo a regulagem da máquina para 5 e a do pente igual. Se a máquina permitir, pode fazer com ponto mais apertado, 5 na máq. e 4 no pente por exemplo.
- Passe novamente os´pontos para a máquina, teça 4 crr na regulagem 7 e tire com lã de outra cor.3 – Pegue uma das partes e reponha na máquina apenas os 85 pontos do lado esquerdo do corpo, a partir do lacinho central, mas iniciando a recolocação dos pontos na agulha 70 ou 80 do lado direito da máquina (foto. 1) e teça mais 2 crr (muito importante, pois nas costas servirão para uma costura invisível perfeita)
OBS1: Antes de tirar em lã de cor, amarre no meio um lacinho com fio de outra cor para marcar o centro da blusa (no numero zero).
2C – FAÇA A OUTRA PARTE IGUAL E GUARDE. Essas duas partes formam o corpo da blusa.
4 - Coloque em trabalho mais 60 ou 80 agulhas (manga mais curta ou mais comprida) do lado esquerdo da máquina, para iniciar a manga e corpo tudo junto. Não esqueça de suspender as agulhas da manga nas 4 a 6 primeiras carreiras.
OBS2: Se iniciar esses 60 ou 80 pontos da manga com 4 a 6 carreiras com fio de outra cor, na hora do acabamento poderá fechar com ponto invisível, excluindo assim a marca da costura.5 – Teça 260 crr com todas as agulhas (85 da metade do corpo + 80 ou 60 da manga).
6 - Arremate os pontos da manga ou marque a cava com outro lacinho se for tirar em lã de cor (fotos 2 e 3) para saber onde inicia o corpo e termina a manga.
7 – Agora, coloque a outra parte do corpo da blusa no lado esquerdo da máquina, na agulha 80 ou 70, e faça os mesmos passos de forma invertida.
8 – Estão prontas as 4 partes da blusa, e agora você já pode retirar o fio de cor de um dos lados (foto 4).
9 – Pegue a parte do corpo guardada no início, e costure metade dela nas 2 carreiras feitas passo 3, com ponto invisível, a partir do lacinho central do corpo. (foto 5)10 – Depois de unir o corpo você pode passar com ferro a vapor, cuidando para não esticar e deformar a peça. Costure a mão ou à máquina as laterais da blusa.
OBS3 : Se optar pela máquina de costura, coloque um fio 2/28 na bobina e na parte de cima use uma linha sintética fina.
11 – Agora feche também as mangas, costurando normalmente se fez o passo 2A, ou fazendo ponto invisível se fez o passo 2B. (foto 6).
12 – Costure o centro das costas até o ponto que desejar. Na frente costure 1 ou 2 cm e faça casas de alcinhas de crochê bem esticadas para fechar com botões. (foto 7).
Mais modelos de tricô no meu outro blog Criativo dom, ou Cria Trecos Tricôs.
0 nhận xét:
Đăng nhận xét